Parque Urbano Lagoa do Testa

Urbanismo | Arquitetura

Parque Urbano Lagoa do Testa
Área Total: 87.112,47m²
Ano: 2024
Localização: Linhares, ES – Brasil
Arquitetos Responsáveis: MCS Arquitetura & Urbanismo

Descrição do Projeto:

Localizado na cidade de Linhares, Espirito Santo, o parque urbano Lagoa do Testa conta com uma área total de 87.112,47 m² sendo 83.483,75 m² de área de urbanismo e paisagismo e 3.628,72 m² de área de arquitetura. A lagoa do Testa, que dá nome ao projeto, é uma das muitas do complexo conjuntos de lacustres do município de Linhares e de grande importância com sua proximidade do perímetro urbano.

A criação do parque Urbano, portanto, busca proteger e frear a ocupação das margens da lagoa cominando eventualmente na sua proteção. Além disso sua inserção também busca servir, não somente como barreira de proteção para a Lagoa do Testa, mas também como meio de conscientização da preservação ecológica e cuidado do meio ambiente através de usos estrategicamente dispostos no espaço do parque. Todo o projeto foi concebido por meio de ferramentas BIM a fim de maximizar a sua compatibilização, bem como da adoção de um sistema totalmente integrado de urbanismo.

 

Imagem-01
imagem-02
Imagem-03
Imagem-04
Imagem-04
Imagem-04
Imagem-04

O projeto teve em sua concepção inicial a inserção de um conjunto de espaços que simultaneamente protege, acolhe e educa quem o frequenta. O parque urbano assim busca unir as pessoas com a água da lagoa, porém agora de maneira ordenada, adequada e consciente. Todo o complexo conta com espaços de usos diversificados em seu interior como ambientes de estar, circuitos de mobilidade diversos, acessibilidade universal, equipamentos de segurança, eficiência e sustentabilidade.

O Parque urbano Lagoa do Testa é não apenas um modelo de referência futura de espaço utilizando os conceitos urbanísticos de “Smart Cities”, como também uma referência para o estado sobre a relação com a preservação de hidrografias juntamente com ensino e preocupações ecológicas e suas conscientizações em espaços públicos devidamente projetados.

Sua infraestrutura conta com calçadões e ciclovias para o uso de bicicletas e caminhadas de pessoas, tanto externamente como internamente ao parque. Na margem próxima a rua, caracterizando o acesso principal das pessoas ao parque urbano, foi proposto uma cadeia de quiosques para uso diversificado em diversas horas do dia e em diversos dias da semana, podendo assim trazer vitalidade para o local.

Também foram instaladas infraestruturas de segurança como postos policiais ao longo do parque, bem como espaços de conscientização ecológica e guarda ambiental em todo o projeto. O parque conta com uma série de espaços multiusos e para prática de diversos esportes como futebol, vôlei, tênis e basquete, assim como locais de cuidado com a saúde como academia popular e espaços de orientação ao exercício.

O espaço também conta com esplanadas ao longo do parque que serão usadas para eventos diversos e também conta com mirantes, tanto para a apreciação da beleza natural do local como também como lembrança da importância e do cuidado que devemos ter com nossos recursos naturais.

Todo o projeto foi concebido utilizando os conceitos de “Smart Cities”. Portanto o parque urbano Lagoa do Testa conta com a otimização e uso consciente do espaço bem como uma infraestrutura utilizando de tecnologia para que o uso das atividades no parque ocorra com mais eficiência e segurança para os seus usuários. Ele conta com a presença de uma rede wifi pública e segura disponível, presença de lixeiras ecológicas em todos os percursos internos e externos, botões de pânico e rede de segurança monitorada, iluminação adequada e inteligente em todo o complexo urbano do parque, todas instaladas por meio de estruturas cabeadas enterradas e com o uso de IoT (Inteligência das coisas) nos sistemas requisitados.

O parque urbano Lagoa do Testa é um projeto que busca a elevar não apenas a qualidade de vida dos moradores nas proximidades, mas também um lembrete importante da relação entre ambiente urbano e natureza, do uso adequado dos recursos naturais, das tecnologias e do planejamento urbano como forma de trazer bem estar e segurança de modo eficiente.